PORTO UNIÃO CIDADE AMIGA

O município de Porto União foi fundado em 5 de setembro de 1917 e tem hoje 34.551 (estimativa IBGE 2013). Está localizado no planalto norte catarinense, distante a 430 km de Florianópolis, 240 km de Curitiba e 271 km de Joinville.

O município possui infraestrutura típica de cidade pequena com comércio, serviços e indústrias diversificados. Une-se há apenas um passo da cidade irmã, União da Vitória, no Paraná. As duas cidades são separadas apenas por trilhos de trem e ladeadas pelo Rio Iguaçu.

As paisagens são repletas de rios, cachoeiras, vegetação e fauna silvestre. Pequenas comunidades colonizadas por alemães, italianos, ucranianos, poloneses e suíços, lembram em seu conjunto localidades europeias.

Eventos tradicionais como a Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo, a Bergbauernfest – Festa do Colono da Montanha, a Festa do Peixe e a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, levam as pessoas as ruas para apreciarem a farta gastronomia, com as músicas e danças típicas dos grupos folclóricos representes das variadas etnias que compõem a população.

A madeira constitui-se em um pilar econômico importante, com as indústrias de esquadrias representando 30% da produção nacional, bem como as atividades rurais destacadas com a produção de leite, soja e milho.